sexta-feira, 25 de setembro de 2009

De Lady para Lady.


A apresentação da cantora Lady Gaga no Video Music Awards 2009, no dia 13, deu muito o que falar na última semana. Produtores da cantora divulgaram no site de Gaga, semanas antes do VMA, que a performance preparada pela cantora deixaria fãs e pessoas de todo o mundo chocados e entraria para a história da música. Todos ficaram apreensivos esperando o momento em que começaria o show. Inclusive Erick Mendes, estudante de Publicidade e fã de Gaga desde o início: “A apresentação dela era algo que todos “esperavam”, pois ela faria algo que iria chocar a todos”. Para alguns foi uma boa apresentação, mais não chegou a ser chocante.
A performance de seu mais novo single, Paparazzi, contou com sangue artificial, coreografia impecável e ainda teve direito a um final apoteótico, onde Lady Gaga terminava a apresentação “enforcada”. A cantora recebeu críticas e decepcionou alguns fãs, que esperavam muito mais da cantora. “Sem dúvida a apresentação foi algo magnífico, porém sem o impacto esperado, não chegando aos pés de divas como Madonna e Britney Spears.”, segundo o estudante de Jornalismo Raony Reis.
Lady Gaga está só começando, e mesmo sendo comparada, por alguns críticos, a divas como Madonna, Christina e Britney Spears, Gaga ainda tem muito o que ensaiar para chegar no mesmo patamar dessas feras.
Porém não se deve deixar de dar o crédito à apresentação, que vem sendo duramente criticada, talvez por ser algo que nenhum artista ousou fazer: simular uma morte em palco. Gaga transmitiu de forma sucinta a mensagem de que muitos artistas são tão pressionados e perseguidos pelos paparazzi, que às vezes acabam pagando o preço da fama com a própria morte. Segundo Lady Gaga disse em entrevista a revista V Magazine que o vídeo de Paparazzi fala basicamente dessa invasão de privacidade advinda da fama que perturba muitos artista e diz ainda que Lady Di foi inspiração para o vídeo: “Ela foi o maior ícone mártir da fama. Ela morreu por causa disso", explicou Gaga.
A cantora foi indicada 9 categorias no VMA 2009, e recebeu o prêmio por 3 delas: Melhor direção de arte, Efeitos especiais, ambos pelo vídeo de Paparazzi, e ainda o de Artista Revelação 2009. Com críticas ou sem críticas, Lady gaga se consagrou neste ano umas das artistas que está chegando para revolucionar o cenário da musica Pop mais uma vez. De acordo com a própria diva Madonna: “Não tem como não notar um ser iluminado como essa cantora”.
Obs: A apresentação do VMA pode ser vista no YouTube.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A verdade sobre a mentira


É a mais pura verdade, a mentira faz parte da vida do ser humano. Na realidade todos mentem, da mentirinha inocente à mentira que pode abalar as estruturas de uma pessoa. A mentira faz parte do cotidiano de cada um, muitos mentem até mesmo sem perceber.
Em Fevereiro deste ano a revista Época* publicou uma matéria Intitulada “Por que as pessoas mentem”, inclusive matéria de capa da edição. A revista trazia um estudo sobre a importância da mentira em nossas vidas. Segundo o professor da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, Jeff Hancock “Muitas vezes as mentiras são benéficas.”. Compreensivelmente as pessoas mentem para evitar preocupações desnecessárias às pessoas próximas, para não ferir os sentimentos ou a auto-estima de alguém, para deixar as pessoas mais calmas, às vezes mentimos até sobre nós mesmos.
A mentira faz parte da vida, mas é preciso estar atento, pois este hábito costumeiro tende a virar doença. Há pessoas que fazem da própria vida uma completa mentira, seja para se sentirem melhor, para serem aceitas e até mesmo para demonstrarem o que não são.
A reportagem de Época chama a atenção para este tipo de caso, destacando o mentiroso patológico e o mentiroso compulsivo. O mentiroso patológico (mitômano), é a pessoa que inventa histórias para conseguir o que quer, deixando de lado o respeito e a consideração pelas pessoas ao seu redor. Já o mentiroso Compulsivo, tem sua vida pautada na mentira, visto que usa a mentira como resposta padrão para qualquer pergunta. Mente por sentir-se bem com isso, injeta pequenas mentiras nas conversas corriqueiras do dia a dia.
Saber reconhecer este tipo de pessoas é importante. Como se sabe muitas delas aplicam golpes, prejudicam e destroem pessoas.
É preciso estar atento para perceber até que ponto mentir é um hábito “saudável”. Como diria Bentinho, no romance Dom Casmurro de Machado de Assis “: A mentira é muita vez tão involuntária como a transpiração”**. A mentira sempre estará presente na vida, no entanto, é preciso ter noção da linha que separa a ficção da realidade, para que o barco não vire e a verdade venha à tona. Se afogar num mar de mentiras não é a melhor forma de viver a vida.
*Época, edição n°562. 23/Fev/2009
**Frase retirada da matéria da edição em questão da revista Época: "Por que as pessoas mentem"

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Marina Silva na corrida presidencial de 2010.


Com o ano eleitoral batendo às nossas portas, a grande notícia é a possível candidatura da senadora e ex-ministra do meio ambiente, Marina silva, à corrida presidencial de 2010.
A notícia foi bem recebida, visto que a ex-ministra é ícone de inovação por suas ideias no que tange o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do país. Assuntos bastante abordados nos últimos anos, devido a proporção que tem tomado a devastação de áreas verdes e a utilização de recursos não renováveis.
Em entrevista à revista Veja da semana passada, a senadora disse que caso a sua candidatura seja confirmada, o perfil eleitoral que irá buscar serão os jovens:” Eles estão começando a reencontrar as utopias. Estão vendo que é possível se mobilizar a favor do Brasil, da sustentabilidade e do planeta.”Diz.
A senadora que recentemente migrou do PT para o PV, está com 9,7% dos votos, em primeiro aparece o candidato José Serra com 39,5% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pela CNT/Sensus, divulgada no site O Globo. Marina Silva entre com grande força no cenário político. É comentado que sua candidatura poderá enfraquecer a candidatura da Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que também disputará como candidata a sucessão presidencial de 2010.
É fato que o tema principal de sua campanha será a questão ambiental, tema atual e de incessantes debates em diversas instituições. Na realidade muito se fala em preservação, mas o governo não tem se esforçado para criar políticas de preservação mais severas.
Só nos resta esperar pelo anúncio oficial da candidatura de Marina Silva, e aguardar suas propostas para o meio ambiente e para a sociedade.
*Revista Veja edição 2128,ano 42,n°35, 2/set/2009
**Pesquisa publicada no dia 8/set/2009 no site de O Globo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Música: Ouça mais respeite o gosto dos outros.


Quem aí não gosta de música? A música é a trilha sonora da vida, na verdade ela faz parte do cotidiano das pessoas mais do que se possa imaginar. Dos que gostam de brega aos que curtem techno, a música tornou-se o passatempo preferido de estudantes e trabalhadores, que pela correria do dia-a-dia optam por irem de um lugar a outro conectados ao fone de ouvido.
Até aí, tudo bem! Eu também amo música e me desligo do mundo quando estou com os meus fones de ouvido, curtindo Lady Gaga, é claro! Mas, a questão é a seguinte: Cada um possui o seu gosto musical e ninguém vai mudar isso, as pessoas devem ser respeitadas em todos os aspectos. Cada um tem o direito de ouvir o que quizer desde que não interfira na vida do próximo.
Falo isso,pelos indivíduos que que colocam o seu celular no último volume com suas músicas preferidas, dentro dos coletivos em Belém.
À essas pessoas um lembrete: as pessoas não são obrigadas a gostar do que vocês gostam de ouvir, respeito é fundamental e ainda se usa. Por fim um conselho: Se você que ouvir suas músicas sossegado, use o fone de ouvido. Se o seu celular ou mp3 não veio com este acessório...Compre, porque ouvido alheio merece respeito!!! Valeu...